Os reparos para conter o rompimento da barragem Barreiro em Sertânia, continuam sendo feitos pelas empresas que compõem o consórcio bacia do São Francisco.
Na última sexta-feira a barragem, que faz parte do projeto de Transposição do "Velho Chico", rompeu, causando dados e prejuízos a 10 comunidades rurais do município.
Segundo o secretário de Infraestrutura do Ministério da Integração, Antônio Pádua, em entrevista ao programa "Fala Sertânia", o vazamento foi controlado e a estrutura não sofreu dados que possam causar problemas futuros.
O secretário, admitiu falha na execução do projeto, mas garantiu que tudo será normalizado dentro de um cronograma considerado normal.
Pádua salientou que o mais importante neste momento é a reparação por completo para proporcionar segurança as localidades próximas ao reservatório.
Na entrevista, o secretário pediu a população que não usem o reservatório como área de laser, pois além de não ser esta a finalidade do projeto, pode ocasionar acidentes e óbitos.
Para Pádua "A água é para consumo humano e animal, a conscientização da população é de extrema importância para o sucesso do empreendimento" finalizou.
O IBAMA está no município analisando os danos causados pelo incidente e fiscalizando os serviços de recuperação ambiental.
Redação e Fotos - Sertânia FM