Para exercer seu oitavo mandato de deputado federal por Pernambuco, Gonzaga Patriota tomou posse, neste domingo (01), na Câmara Federal, em Brasília. A cerimônia contou com a presença de amigos, eleitores e familiares do parlamentar.
"Fico muito agradecido em representar mais uma vez os pernambucanos, foram mais de 100 mil votos. Espero que Deus possa me iluminar para eu continuar fazendo o que já faço há mais de 30 anos: lutar por melhorias para o povo brasileiro e nordestino", disse Patriota.
A cerimônia iniciou com a execução do hino nacional, em seguida, os deputados fizeram o juramento coletivo solene, que pleiteava as seguintes palavras: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Logo após, houve a proclamação dos nomes dos deputados, pelo então deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), parlamentar mais velho entre os que possuem maior número de mandatos, coube a ele a tarefa de presidir a sessão preparatória de posse dos eleitos, uma vez que o último presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não concorreu à reeleição. A solenidade de Posse dos Deputados Federais eleitos para a 55ª legislatura foi realizada no Plenário Ulysses Guimarães.
Entre os que tomaram posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados - que chegam à Câmara Federal pela primeira vez. A grande maioria dos eleitos é homem (462), possui ensino superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos (187). Há predomínio de brancos (80,1%), com 15,8% de pardos e apenas 4,1% de negros. As mulheres representam 10% da Casa - 51 deputadas.
Ascom - Gonzaga Patriota