Um clarão no céu da Região Metropolitana do Recife e de algumas cidades do estado, visto na noite da quarta-feira (15), deixou moradores impressionados. Segundo a Sociedade Astronômica do Recife (SAR), a alta luminosidade foi provocada por um bólido, um grande meteoro que possivelmente veio de uma chuva de meteoros da constelação de Orion. Segundo informações do Observatório Alto da Sé, em Olinda, o bólido pode ser formado por um meteoro ou por lixo espacial. Na manhã desta quinta-feira (16), os comentários nas redes sociais sobre o fenômeno eram recorrentes e muitas pessoas afirmavam também terem visto o clarão no interior de Pernambuco, na Paraíba, em Alagoas e no Rio Grande do Norte.
Nas imagens das câmeras de monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é possível ver o exato momento em que o clarão toma conta do céu, às 22h19 da noite da quarta-feira. As imagens mostram a Avenida Agamenon Magalhães, uma das principais vias do Recife, na área central da cidade [ver vídeo acima]. O vídeo mostra o fenômeno duas vezes, sendo a segunda em câmera lenta.
De acordo com o coordenador do Observatório Alto da Sé, Alexandre Evangelista, a queda do bólido foi visível no Grande Recife e em outras localidades do estado. "Não temos registros porque foi tarde e em dia de semana. Chamamos de bólido quando [o objeto] pode ser proveniente de um meteoro ou lixo espacial. Para ter a confirmação é preciso fazer um estudo das imagens, checar se ficaram vestígios sólidos no solo", afirma. Também chamado de bola de fogo, o fenômeno foi visto pela última vez pelo Observatório em 2012. "Caiu próximo da praia de Maragogi, em alto mar. Foi visível no sul da Paraíba, Pernambuco e até Alagoas", lembra Evangelista.